As estantes dinâmicas para a armazenagem de produtos em paletes são estruturas compactas que incorporam ”caminhos” de rolos, colocados com uma ligeira inclinação, que permite o deslizamento das paletes sobre os mesmos.
As paletes introduzem-se pela parte mais elevada dos caminhos, e deslocam-se, devido à força da gravidade e a uma velocidade controlada, até à extremidade contrária, ficando prontas para a sua extracção.
A paletização dinâmica por força da gravidade é um sistema recomendado para as seguintes áreas de trabalho com produtos em paletes:
Este sistema é aplicável a qualquer sector da indústria ou da distribuição (alimentação, automação, industria farmacêutica, química, etc.) devido às grandes vantagens que proporciona e à sua grande versatilidade.
É prática corrente instalar um bloco de paletização dinâmico ao lado de estantes convencionais, reservado para aqueles produtos de maior consumo, ou com prazos de validade mais curtos.
Ao retirar a primeira palete, as restantes paletes avançam uma posição, pelo que sempre está disponível em primeiro lugar a palete mais antiga.
Esta característica torna este sistema o sistema ideal para a armazenagem de produtos de duração limitada.
As características dos seus componentes garantem que as paletes deslizem suavemente sobre os mesmos. Os seus eixos possuem planos rebaixados que encaixam nas ranhuras dos carris. A sua separação e o seu diâmetro dependem das características das paletes e do peso das mesmas.
Controlam a velocidade de deslocação das paletes, actuando simultaneamente sobre dois rolos contíguos. Estão suspensos por molas que garantem o contacto contínuo com os rolos e amortecem as acelerações que se possam produzir.
As paletes são manipuladas, de um modo geral, pelo seu lado mais estreito, deslocando-se pelo interior dos caminhos com os patins inferiores perpendiculares aos rolos.
Este é o sistema mais eficaz, seguro.
Logicamente, a qualidade e o bom estado das paletes são fundamentais para o correcto funcionamento do sistema.
A separação entre os rolos pode variar, dependendo sobretudo do peso e das características das paletes.
O mesmo ocorre com a distância entre os travões redutores de velocidade, geralmente tambores de travagem, que fazem com que as paletes se desloquem a uma velocidade controlada
Em caminhos com pouca profundidade, as paletes podem ser manipuladas pela sua parte mais larga, isto é, deslocam-se com os patins inferiores paralelos aos rolos.
Também é muito importante a qualidade e o estado das paletes, embora para definir a separação entre os rolos se deva ter também em conta a largura dos patins inferiores, que nunca deverá ser inferior a 100 mm.
Com esta solução, apenas se colocam travões para controlar a velocidade quando se armazenam mais de duas paletes em profundidade e dependendo da carga.
É o sistema mais utilizado; a palete introduz-se no corredor de carga, e movida pela força da gravidade desliza sobre os rolos até ao lado contrário, onde se encontra o corredor de descarga.
Os meios de elevação utilizados são variados: empilhadores de contrapeso, retrácteis, torre trilateral, etc.
A carga e a descarga da mercadoria são efectuadas pelo mesmo corredor. A primeira palete é depositada na primeira posição disponível de cada corredor; com o empilhador introduz-se a segunda palete e é esta que empurra a primeira palete, ocupando a
sua posição, e assim sucessivamente. Logicamente, a última palete a entrar é a primeira a sair (sistema LIFO), (primeira palete a entrar é a ultima a sair).